top of page

Por que avaliar periodicamente minha empresa?


​​

Como manda a lógica de um orçamento enxuto, geralmente, empresários apenas consideram contratar uma avaliação de negócios no momento em que decidem vender seus negócios. Porém, é essencial para toda empresa ter uma avaliação atualizada em mãos, para assim, evitar a perda de oportunidades de ganhos extraordinários e prevenir eventuais prejuízos.


Primeiramente, é de suma importância realizar avaliações antes mesmo de ter uma necessidade efetiva, pois, pequenas e médias empresas, em sua grande maioria, não possuem inicialmente um nível de governança favorável para uma avaliação precisa. Neste caso em específico, como resultado da primeira avaliação, além do valor mensurado da empresa, haverá também a identificação dos controles necessários para que as próximas avaliações sejam aprimoradas.


Através de avaliações periódicas e análise da variação do valor de sua empresa no tempo, o empresário é capaz de saber o momento certo de realizar a saída do negócio, e se essa saída será total ou parcial. Outro benefício é a criação do controle periódico do valor da empresa, indicador global de resultado, que possibilita a mensuração do valor agregado de decisões gerenciais, projetos e também o impacto de fatores externos ao negócio, sejam eles positivos ou negativos.


Uma avaliação atualizada pode ainda facilitar a tomada de decisão com rapidez, em casos pontuais como, por exemplo, questões sucessórias, oportunidades de fusões e aquisições, necessidade de venda ou adição de novos sócios, análise de investimentos, captação de recursos entre outros fatos que necessitem de uma avaliação atualizada.


Concluindo, a realização de avaliações periódicas, constitui ótima ferramenta de gestão empresarial, além de preparar as empresas para lidarem com situações inesperadas, posicionando-as sempre um passo a frente de seus concorrentes.

Comments


bottom of page