top of page

Uma visão geral sobre a Gestão Baseada em Valor


Gestão baseada em valor (GBV) é um sistema de gestão empresarial que tem como principal indicador o valor do negócio, objetivando a criação de valor para os acionistas. Ele baseia-se em uma métrica precisa e inequívoca, o valor da empresa.


Para que o gestor compreenda completamente o conceito de GBV, é necessário que faça a distinção entre lucro e riqueza gerados para os acionistas.


O lucro que uma empresa gera é uma métrica importante, amplamente utilizada e de fácil compreensão. De maneira geral, empresas que não apresentam lucro tendem a falir, mas, não necessariamente, empresas que apresentem lucro alto prosperam.


Uma empresa pode apresentar uma alta lucratividade por diversos períodos e, ao mesmo tempo, pode estar destruindo valor para os acionistas. O simples fato de gerar lucro em um período, não deve ser encarado como o único medidor de performance da empresa. Isso se dá por diversos motivos como: deterioração dos bens de capital, redução de contas de alta liquidez, danos à reputação da marca, processos judiciais, entre outros que não estão refletidos perfeitamente no lucro líquido da empresa.


Como é determinado o Valor?

O principal e mais aceito modelo de precificação de ativos, parte da premissa que o valor de uma empresa é determinado pela somatória dos fluxos de caixa futuros, descontados a uma taxa de desconto (custo de capital para o acionista).


Como Valor é gerado?

Valor é gerado somente quando a empresa apresenta fluxo de caixa em excesso, superando o custo de capital. Para que isso ocorra, o caminho mais lógico e intuitivo é focar esforços em seus direcionadores de valor, tema já abordado por esse blog.


De maneira geral, quando um alto gestor de uma empresa entende quais são seus principais direcionadores de valor e como eles se relacionam, ele é capaz de alocar seus recursos de forma eficaz, proporcionando uma maximização de seus fluxos de caixa futuros e, por consequencia, maximizando o valor de sua empresa, a métrica mais representativa nessa metodologia de gestão.

Quais benefícios de um gestão baseada no Valor?

A GBV auxilia diretamente as decisões estratégicas e operacionais da empresa, sendo assim, utilizada a todo momento pelo gestor para sua tomada de decisão. Através da determinação e controle periódico do Valor, o gestor é capaz, por exemplo, de mensurar impactos de decisões anteriores, ou analisar possíveis cenários futuros.


Como exemplo simples, imagine uma empresa do setor de alimentos congelados, que estuda fazer uma aquisição de um fabricante de produtos complementares a sua linha atual. Após uma busca por esses ativos no mercado, apresentam-se duas oportunidades de compra: as empresas A e B. As duas empresas possuem operações muito diferentes, tais como diferentes produtos, sazonalidade de vendas, localização de centros de distribuição, gastos com de equipe de Vendas Operacional e Administrativa, entre outras particularidades existentes. Diante desta vasta gama de fatores e variáveis, como o gestor deve prosseguir?


Apenas através do conhecimento prévio do valor de sua empresa e de seus value drivers, o gestor terá as ferramentas para avaliar a melhor decisão a ser tomada, analisando tanto os ativos A e B separadamente, como o valor indireto que seria agregado com a possível aquisição (o valor de sinergia).


Se executado de forma apropriada, o GBV, é uma abordagem de gerenciamento que alinha os objetivos gerais da empresa com seu modelo de análise de valor e seus processos de gerenciamento, com intuito de direcionar esforços e decisões gerenciais, utilizando-se do Valor do ativo e de seus value drivers.

Comments


bottom of page