top of page

Value Drivers e como eles ajudam sua empresa!


A sua empresa não gera os resultados extraordinários que poderia gerar? Tem dificuldade em ganhar mercado e crescer? Talvez o problema não seja a falta de esforços e recursos, mas sim, a má alocação deles, um erro muito comum em Pequenas e Médias Empresas brasileiras, no qual empresários não conhecem seus value drivers (direcionadores de valor).

No cenário econômico e político atual, empresas que não crescem, aproximam-se, ano após ano, da falência, seja pela acirrada concorrência, volatilidade dos preços de insumos, falta de incentivos por parte do Governo, elevadas cargas tributárias ou até mesmo pela baixa eficiência operacional em relação aos concorrentes. Em meio a esse cenário, no mínimo, caótico, qual a função da Diretoria da empresa?


A falta de recursos sem dúvida alguma contribui para a falta de êxito da gestão, mas, não pode ser encarada como uma barreira e sim uma janela de oportunidade. Dessa forma, a função da Diretoria é clara: assegurar o crescimento e a prosperidade da empresa, através da eficiente alocação de seus recursos, para maximizar o retorno aos donos do capital.


A fim de atingir seus objetivos, o gestor precisa compreender o funcionamento de sua empresa e quanto de recursos dispõe, para alocá-los da melhor maneira possível (eficiência). Para isso, deve sempre ter em mente quais são seus direcionadores de valor, para assim, focar nos aspectos que realmente agreguem maior valor para os acionistas. Caso você, empresário ou Diretor, lendo esse Blog, não for capaz de responder com segurança quais os value drivers de sua empresa, sem sombra de dúvidas precisa gastar um pouco mais de tempo estudando a fundo seus números e analisando sua operação.


Imagine-se na situação de um gestor que não conhece seus value drivers e necessita aumentar os retornos aos sócios de sua empresa. As primeiras soluções que vêm à mente (e claro, muito intuitivamente) são: buscar o aumento de receita, reduzir despesas menos importantes e limitar ao máximo o quadro de funcionários. Mas será que após todos esses esforços, o aumento de retorno aos sócios realmente foi maximizado? Ou será que todo o tempo e dinheiro investidos nesses esforços serão desperdiçados?


De maneira simplista, todas as ações acima citadas, não deixam de ser geradoras de valor, quando tratadas isoladamente, pois, aumentar a receita sem um aumento proporcional de custos e despesas certamente aumentará os retornos dos sócios, porém, na prática isso não ocorre. Uma situação que exemplifica o exposto é aquela em que é mais vantajoso o abandono de grupos de receita em troca de uma maior redução de custos e despesas, demonstrando que muitas vezes o caminho para aumento dos retornos pode ser, de maneira inversa ao que se imagina, o da redução de receitas.


A importância de estudar os value drivers não se limita apenas a identificá-los, mas sim a compará-los, identificando o impacto, conjunto ou não, dos mesmos no valor de sua empresa. É importante também, pois, corrige a ideia de que qualquer aumento de receita ou redução de custo, por si só, gera lucro.


Ao compreender seus value drivers, analisar a fundo suas finanças, projetar de forma assertiva seus fluxos de caixa futuros e mensurar o valor de sua empresa, o empresário será capaz de entender como sua empresa está realmente desempenhando durante os anos, se a mesma gera ou destrói valor e, principalmente, quais caminhos deve trilhar para maximização de sua eficiência.

bottom of page